Rebeca Lawinsky

     REBECA LAWINSKY   

 
Arte Educadora, Poetisa, Graffiteira, entre outras militâncias, Rebeca Lawinsky desde a infância está envolvida com as artes em suas mais variadas formas de expressão, tendo sua experiência de vida e a figura feminina como elementos centrais de suas obras.

Nascida e criada na região cacaueira no interior da Bahia começou desde criança a mostrar seus dons artísticos. Com apenas 7 anos escrevia e lia muita poesia, porém não se restringiu as literaturas e anos depois passou também a desenhar, como forma de expressar seus sentimentos através das artes.

Ainda adolescente, começou a pesquisas sobre a figura feminina e a sexualidade, fazendo uma coleção - nem um pouco convencional, porém fundamental para seu amadurecimento artístico e pesquisas posteriores - com recortes de matérias sobre a sexualidade feminina e seu comportamento.

Essa curiosidade aguçada teve grande influência na formação crítica da artista enquanto mulher, contribuindo para suas reflexões sobre a postura feminina em nossa sociedade patriarcal e machista. Isso se refletiu em suas produções.


Ainda jovem muda-se para a capital baiana e inicia sua vida acadêmica no curso de Artes Plásticas na Universidade Federal da Bahia. Para esse ambiente levou várias experiências de vida e começou a expressar sua arte sutilmente com cópias de nus femininos .Aprofundando suas pesquisas nas expressões eróticas, em 2007, agregou a arte da libido à arte subversiva, tendo como conseqüência - natural - a ocupação do espaço da rua com suas obras através do graffiti. 

Não se restringiu apenas ao ambiente acadêmico, fez parte de uma rede nacional de graffiteiras, o GraffiteirasBr e crews soteropolitanas como Traços de Rua Crew, Gl8 e Sistas Crew – atualmente conhecido como Risca Mina, integrante do coletivo feminino de H2 Rima Mina. É facilitadora de oficinas de graffiti em Salvador e cidades do interior baiano.

O que Rb´k (seu tag) faz nos muros é estabelecer um canal de diálogo com a diversidade de mulheres que encontra pela sua trajetória de vida, expondo seus sentimentos e dúvidas, principalmente de maneira política. A artista busca fomentar uma consciência crítica a todos e todas, utilizando frases polêmicas ao lado de suas figuras femininas. É esta também sua abordagem nas oficinas, que incluem técnicas de desenho artístico.

Para conhecer um pouco mais da arte de Rebeca Lawinsky, acesse seu facebook (http://www.facebook.com/media/set/?set=a.130109123759012.16152.100002797767384&type=3) e delicie-se com as imagens.


 Participação em Eventos                                                                             

  • Sreet of Styles. Artista Convidada. Curitiba – Pr. Abril 2016.
  • Bahia de Todas as Cores Festival. Artista selecionada. Madre de Deus - Ba. Março 2016.
  • MinaVu: Graffiti é coisa de mulher. Artista convidada. Salvador - Ba. Abril 2015. 
  • Mesa Redonda : A participação das Mulheres no Hip Hop. Salvador – Ba. Novembro de 2012
  • Mesa Redonda : Que papo é esse de resistência? Salvador – Ba. Julho de 2012.
  • Hip Hop em Movimento no Teatro Vila Velha. Participante e expositora. Salvador – BA. Abril de 2010.
  • Exposição Individual Pornograffiti : Por dentro do Armário. Organizadora e expositora .Salvador – Ba. Junho a Julho de 2009.
  • 3º Encontro Nacional da Rede GraffiteirasBr. Co-produção e participação. Salvador – BA.  Julho de 2009.
  • Festival da EBATECA – Graça . Assistente de Cenografia. Salvador – BA Dezembro de 2009.
  • Hip Hop em Movimento no Teatro Vila Velha. Participante e expositora. Salvador – BA. Abril de 2009.
  • Exposição Coletiva em comemoração ao dia do Graffiti – Ong. Ação Educativa. Artista Expositora. São Paulo – SP. Março a maio de 2009.
  • Festival da EBATECA – Graça. Assistente de Cenografia. Salvador – BA . Dezembro de 2008.
  • Baile Vermelho e Branco / Pelourinho. Cenografia e Decoração. Salvador – BA. Setembro de 2008.
  • Encontro Regional de Graffiteiras, pela Rede Nacional GraffiteirasBr. Participante e expositora. São Paulo – SP. Julho de 2008.
  • Festival da EBATECA – Graça. Assistente de Cenografia. Salvador – BA. Junho de 2008.
  • Festival da EBATECA – Graça. Assistente de Cenografia. Salvador – BA. Dezembro de 2007.
  • Feijoada de Alaíde. Assistente de Decoração e Produção. Salvador – BA. Janeiro de 2007.
    



Experiência Profissional                                                                              


·         Assessoria à coordenação de Editais Populares e Simplificados e Coordenação do Núcleo de Promoção a Políticas Públicas Indígenas CCPI / SECULT (Salvador, maio de 2013 até a presente data). Atividades desenvolvidas: Análise prévia e técnica de projetos inscritos, acompanhamento de análises de mérito, atendimento ao usuário. Membro do Colegiado Setorial Indígena.
·         Assessora de Coordenação Artística - CCPI / SECULT (Salvador, 12 de novembro de 2012 a maio de 2013). Atividades desenvolvidas: Planejamento, organização e produção cultural do Pelourinho Cultural.
·         Assistente em Assuntos Culturais: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Salvador 15 de março a 12 de novembro de 2012). Atividades desenvolvidas: Atendimento ao público, recreação e facilitadora do curso de graffiti.
·         Arte Educadora: Colégio Koolping – COC (Ribeira do Pombal e Caldas de Cipó, abril, junho, agosto e outubro de 2012). Atividades desenvolvidas: Facilitadora de oficina de graffiti e patrimônio cultural.
·         Arte Educadora: Escola Estadual Professora Candolina (Salvador 07 de abril de 2011 a março de 2012). Atividades desenvolvidas: Professora de Arte do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA.
·         Mediadora Cultural: MAM - Museu de Arte Moderna da Bahia (Salvador, 10 de setembro de 2010 a 13 de fevereiro de 2011), nas exposições : Prêmio CNI/Sesi Marcantônio Vilaça, Trajetos – Vauluíso Bezerra, MAM – Novas Aquisições e Joseph Beuys – a revolução somos nós. Atividades desenvolvidas: atendimento ao público e grupos escolares.
·         Grafiteira: Projeto Salvador Grafita (Salvador, abril de 2008 a abril de 2010). Atividades desenvolvidas: Grafites artísticos, palestras, oficinas e desenvolvimento de projetos educativos.
·         Arte Educadora : Projeto Mais Educação – Colégio Cardeal da Silva (Salvador 05 de agosto de 2009 a 15 de dezembro de 2009). Atividades desenvolvidas: Oficinas de desenhos para graffiti e noções de Patrimônio Público e Cultural;
  • Arte Educadora: Colégio Evolução (Salvador, 08 de fevereiro a 31 de julho de 2009). Atividades desenvolvidas: Professora de Arte do 6º ano do Ensino fundamental II ao 2º ano do Ensino Médio.
  • Estagiaria de Setor Educativo: MAB – Museu de Arte da Bahia (Salvador, 01 de julho de 2007 a 30 de junho de 2008). Atividades desenvolvidas: atendimento ao público e grupos escolares, criação de jogos educativos.
  • Monitora da Exposição “O Compadre de Ogum – Serigrafias de Carybé”: SESC - Serviço Social do Comércio (Salvador, 11 a 25 de março de 2006). Atividades desenvolvidas: atendimento ao público e a grupos escolares, explanação das obras e do livro de Jorge Amado.
 LINKS



    

FOTOS                                                                                                              


















































Comentários

Postagens mais visitadas